Em Ilhéus, líder Tupinambá foi uma das primeiras a ser vacinada
A técnica de Enfermagem do Hospital São José, Ivonete Nascimento, de 59 anos, primeira pessoa a receber a dose da vacina na cidade. Entusiasmada com o momento, Ivonete não escondeu sua satisfação. “É muito emocionante porque eu, entre muitos, fui a primeira a ser contemplada. Isso é gratificante. Eu espero que muitas pessoas tenham essa mesma oportunidade. A ansiedade é grande para a gente se libertar desse vírus”, disse a Técnica, que agradeceu ao prefeito pela vacina.
O ato, realizado em uma sala do Colégio Fênix, ao lado do CAE III, antigo Sesp, Avenida Canavieiras, deu início à execução da primeira fase do Plano Municipal de Imunização para vacinar os trabalhadores da saúde; os idosos abrigados de 60 a 80 anos ou mais; e indígenas. Antônia Pires, 67 anos, técnica de Enfermagem, e outros 33 profissionais de saúde, também receberam a primeira dose imunizante da Covid-19.
As vacinas chegaram à cidade ainda na madrugada e foram encaminhadas ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Hoje também foi iniciada a vacinação de grupos indígenas, sendo a Cacique Tupinambá Valdelice a primeira indígena vacinada.
O prefeito lembrou que a pandemia não acabou e pediu aos ilheenses que continuem com os cuidados e medidas preventivas.